NGD TUBOS
 
 

Novos Produtos  
Mangueiras Compostas  
 Saiba Mais
Grampos Tipo "U", "R"e "J"
Saiba Mais
   
 
Tubos Flexíveis em PTFE
 

Características: As Características do PTFE são extraordinárias e por conta de suas propriedades com ampla aplicação em diversos segmentos.

Suas principais qualidades são: baixa aderência, toxidez nula, resistência química, isolação elétrica, deslizamento sem atrito e não absorve àgua.

Destaca-se pelas amplas faixas de temperatura de trabalho que vai de -90° até +260°C em regime contínuo.

Para manqueiras que trabalham com temperaturas elevadas, é o melhor custo benefício para os diversos segmentos do mercado.

Os tubos apresentam diversas medidas, sempre de acordo com as necessidades do cliente.

 
DIMENSÕES FABRICADAS
 
Não se adota padronização de medidas para tubos de PTFE. Em geral eles são produzidos conforme as especificações dos clientes, com grande flexibilidade de medidas. Os diâmetros externos podem variar de 1,2 mm até 35,0 mm, e as espessuras de 0,2 mm (tubos com Ø externo 2,5mm) até 3,5 mm (tubos com Ø externo 9,0 mm).
LIMITAÇÃO DE COMPRIMENTOS

É importante ressaltar que há limitações quanto aos comprimentos máximos possíveis.

Por não ter fluidez no seu ponto de fusão (cerca de 350ºC), o PTFE é extrudado em temperatura ambiente pelo processo descontínuo denominado 'extrusão lubrificada', que impõe limite para os comprimentos de lances.

Em linhas gerais, tubos com pequeno diâmetro e espessura permitem lances mais longos, e vice-versa. Por exemplo, o lance máximo de um tubo com Ø externo 4,8 X Ø interno 3,2 mm é de 130 metros, enquanto o de um tubo com Ø externo 15,5 X Ø interno 13,0 mm é de 40 metros.

PROPRIEDADES IMPORTANTES  
 

TOXIDEZ NULA

Não contaminam as substâncias com as quais entra em contato, mesmo em aplicações de alto risco, tornando-os aptos para aplicações invasivas na área médica, como catéteres e aparelhos de endoscopia.

RESISTÊNCIA QUÍMICA

Não sofrem ataque químico.
Exemplo: Revestimento de resistências elétricas de imersão, destinadas ao aquecimento de banhos ácidos de cromeação e niquelação.

ISOLAÇÃO ELÉTRICA

Possuem elevada rigidez dielétrica e são utilizados em diversas situações onde exige-se uma isolação elétrica de qualidade.
Exemplos: Mangueiras para pulverização de defensivos agrícolas ionizados e revestimento de tochas de soldagem MIG/TIG.

DESLIZAMENTO SEM ATRITO

Com baixo coeficiente de atrito, são particularmente indicados em sistemas mecânicos que apresentam dificuldade de lubrificação periódica.
Exemplos: Cabos de comando de veículos (acionamento de acelerador, freio, retrovisores, câmbio, etc.) e tubos de condução de arames de solda em máquinas MIG/TIG.

RESISTÊNCIA À ÁGUA E INTEMPÉRIES

São altamente hidro-repelentes, apresentando absorção de umidade praticamente nula. Resiste aos raios solares, variações de umidade relativa do ar e da temperatura ambiente.
Exemplos: Revestimento de isoladores elétricos em redes de transmissão de alta tensão.

BAIXA ADERÊNCIA

Por ser anti-aderente, o PTFE é o polímero adequado para tubos e mangueiras que conduzam líquidos viscosos e adesivos.
São os mais indicados na condução de adesivos fundidos em equipamentos de cola a quente e na condução de tintas em instalações automáticas de pintura, onde a troca frequente de cor exige limpeza absoluta das mangueiras.

TEMPERATURA DE TRABALHO

Possuem uma das mais amplas faixas de temperatura de trabalho, desde -90ºC até +260ºC em regime contínuo. A melhor opção em mangueiras para trabalho com vapor superaquecido e melhor custo-beneficio.

MOLDABILIDADE E ESTANQUEIDADE

Apresentam relativa dureza, capacidade de conformação e baixa permeabilidade. Permitem produzir anéis de vedação de reduzidas dimensões.
Exemplos: Anéis para válvulas de pneus e anéis para conexões em sistemas de injeção de motores diesel.

NGD TUBOS
Telefones: (11) 2872-0173


©NGD TUBOS - Todos os direitos Reservados